30 de set. de 2011

Mais um dia de massa



Pois é diz-se que a melhor coisa para atleta pós esforço é uma massa!
Eu hoje fui contar ladrilhinhos e depois de um belo e relaxante banhão catei a magrela no paraciclo do meu clube e me dirigi à concentração de mais uma edição da Massa Crítica/2011 que ocorre toda última sexta-feira do mês.

Fui bem na manha por causa que o asfalto estava bem molhadinho e escorregadio, por sorte sai com pneu biscoito da Montain. Cheguei lá já estava coalhadinho de ciclistas aguardando que mais gente fosse chegando. Encontrei um amigo e fui logo lhe contando que tinha conseguido pegar o pneu 1.10 para minha Gtzinha, mas que qual não foi minha surpresa ao me deparar com dois rasguinhos em sua lateral. Tirei de letra, afinal não sou borracheira mas sei que se colar um remendo grande por dentro dá prá ir levando assim mesmo. deixei secando de uma noite para outra. Enquanto isso fiz uma limpeza do quadro e da corrente todinha. Pela manhã o dia estava feio e depois do café decido sair com a dog e fazer umas fotos que no dia anterior me deslumbrou a paisagem e as flores enfeitando a cena toda.


Nossa quanta coisa para contar, mas o importante foi que as fotos ficaram boas, apesar da pouca luz e até de um pouco de chuva, ou de uns pingos na real que caíram pela manhã. Chuva mesmo só mais a noitinha. Voltando a me lembrar da conversa sobre os pneus lá com meu amigo na concentração da Massa. Quando os remendos secaram finalmente outra surpresa o aro da GT é bem menor e não deu!

Agora bateu desespero! Queria muito falar com alguém naquele momento que vi que o pneu era maior, mas não tinha ninguém online na internet. O jeito foi almoçar e esperar para instalar o MSN na máquina e chamar por um amigo em regime de emergência para assuntos mecânicos.

Ele combinou que iria na massa caso não chovesse, porém bem pertinho do horário da saída às 18:00hs deu uma chuvinha e parou! Mas, o amigo não foi! Fiquei observando as pessoas novas e interessantes que iam surgindo, ou que já estavam por lá. Quem chegou arrasando foi o Macedo que veio trajado como um ser interespacial, seu traje era feito de sacos plásticos pretos de 30 litros nos quais ele passou uma fita de durex e deu aquele contorno meio infladinho de roupa de astronauta. Ainda não bastasse ele enfiou no canote do banco a parte do caule de uma folha de palmeira que ia varrendo. "Vo barrendo, vo barrendo...ou varre, varre vassourinha! Foi mesmo hilário ver esta imagem.

O nosso trajeto hoje foi sugerido pelo Natan que inclusive distribuiu a todos presentes uma cópiazinha com um mapa. Fomos em ruas que ainda ninguém tinha sugerido de irmos. Fomos passando por avenidas como a Osvaldo Aranha e cruzamos a Av. Ipiranga nos dirigindo à Bento Gonçalves. Desse trecho em diante eu vi que a chuva começava cair em pingos mais grossos resolvi largar para casa que dali era um pulinho. a chuva voltou a cair só depois de uma hora. Logo quando fui ao super, ao sair das compras nenhuma chuva.

Agora o céu troveja lá fora, mas ainda vou sair caminhar um pouco se não estiver chovendo grosso novamente!

28 de set. de 2011

Reformas, consertos e compras.

De manhã comprei balacas para colocar na roda traseira, já que fui há duas semanas na Cidade das Bicicletas e vi que só tinha um par de balacas.

Achei que um par desse para as duas rodas. Somente por pura viagem minha, pois eu já sei há muito tempo que em cada roda vão duas balaquinhas, sendo uma de cada lado!

Os guris me olharam espantados por esse meu distraimento. Eita distraída que eu sou!
Aprendi delicadamente a trocar as ditas cujas sob orientação do Marcelo. Hoje se eu fosse trocar as da roda traseira teria que fazê-lo com muita calma.

E vou ter que ter mesmo muita calma nessa hora, já que consegui finalmente um pneu para trocar na roda dianteira que está no osso faz tempo já.

Foi bem inusitado encontrar este pneu que ainda terá que ser colocado e o farei durante o dia, se possível pela manhã, aproveitando para trocar as balacas também.

No entanto, tenho uma cruel dúvida sobre a troca que envolve o fato deste novo pneu ser de uma medida pouquíssima coisa menor que os atuais. ou ficará maravilhoso um diferente do outro, ou uma porcaria. já soube de ciclistas que usam pneus de duas medidas diferentes e nada de errado acontece por causa disso.

Vou experimentar e depois conto mais sobre. Este é o meu primeiro pneu que fica gasto totalmente, mas também pudera com ele já fiz dois Audax de 200 km. A medida de 1.25 é bastante recomendada, e o estilo slick também é interessante para esse tipo de prova de desafio.

O pneu estava na Cidade da Bicicleta, e eu o vi justamente no dia do último Brique da Bike. Foi um pouco demorado conseguir obtê-lo. Apenas nesta quarta-feira, dia 28 de setembro foi que se realizou a posse. Para que isso acontecesse enviei emails aos responsáveis pela abertura da Oficina Comunitária e são eles quem oferecem apoio aos ciclistas para reformas e pequenos consertos, ela rola sempre nas segundas-feiras do mês, no horário das 16:00 às 21:00 hs.

O ideal seria trocar o pneu lá mesmo, porém nesta segunda a oficina ficou fechada por motivo de força maior. No caso foi devido a uma infeliz declaração do secretário da SMIC, Valter Nalgstein que declarou sua pretenção de colocar muitos mais estacionamentos espalhados na capital, incluindo a área de fora do Mercado Público.

Por este motivo achamos necessário esclarecimentos de sua parte sobre a referência que fez ao público que ele considera serem os clientes mais qualificados indo às suas compras no MP de carro. Nós os "DESCLASSIFICADOS"que vamos de ônibus, trem, bike, patins, skate ou mesmo à pé nos vimos obrigados a manifestarmos nossa justa indignação.

Fomos fazer uma farofada na frente do Mercado que fica no largo Glênio Peres esticando toalhas e montando uma atividade quase que lúdica com malabaris, música, fotografia e claro, ciclistas de todas idades e credos.

Credo hein secretário, que feio ficar falando mal dos movimentos pelo seu twitter hein? a gente ouviu...pegou bem mal.


É importante ressaltar que também foi decidido ocupar o Largo um sábado por mês. Para quem não sabe, no sábado o estacionamento é liberado o dia inteiro. Veja o vídeo aqui.

arteboxflower: Rock in Rio de Bike!

arteboxflower: Rock in Rio de Bike!