22 de jan. de 2008

A 8ª. Etapa da Volta da Costa Doce


No ano 2007 fizemos um passeio cicloturístico de Porto Alegre à Barra do Ribeiro, para ver a chegada e entrega de premiação aos vencedores da Volta da Costa Doce em Montain Bike, que ficou registrada no site do Inema.

Tudo diferente este ano, visto do ângulo de quem participou, como eu, no domingo 20/01, da primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike Maratona 2008, na categoria feminina, obtendo o 6º. lugar.

Esta prova já é tradicional e acontece a mais de 9 anos na cidade que está localizada as margens da Lagoa dos Patos e foi minha primeira prova de Montain Bike no país, depois de Piriápolis/UR, onde obtive o 10º. lugar, pela categoria damas acima de 32 anos.

A competição teve início às 9:30 h e abriu oficialmente o calendário 2008 da Federação Gaúcha de Ciclismo. Disputada nas distâncias de 100 e 60 KM pelas estradas de chão batido do município de Barra do Ribeiro, contou com a presença de 150 atletas de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

O Arroio Ribeiro, dá nome ao município, e é outra atração. Ele desemboca no Lago Guaíba, próximo à Praia de Picada, local da largada da prova e também muito utilizada como atracadouro de embarcações de moradores e pescadores.

Com os tempos de 3h 14 min 49 segundos Ricardo Reichert (Reichert Studio Bike) foi vencedor e nas demais categorias, os vencedores foram:Luisa Saft (Reichert Studio Bike/Campo Bom) – Elite Feminina; Rafael Timm (Nobre Bicicletas/Pelotas) – Infanto-Juvenil; Rodrigo Wagner (Reichert Studio Bike/Osório) – Juvenil; Felipe Belitzki (Acisapi/Dione Bike/Cotiporã) – Sub 23; Josiel Laux (Avulso/Rolante) – Junior; Daniel Boher (ATAC/Taquara) – Sub 30; Rafael Guedes Só (Nobre Bicicletas/Só Estacionamento/Pelotas)– Master A; Paulo Moreira Goulart (Aep-Gclp/ Pelotas) – Master B; Renato Kieling (Acisapi/Dione Bike/Sapiranga) – Master C; Gilberto Fetter (Acisapi/Dione Bike/Sapiranga) – Master D; Leonardo Luiz Ludtke (ULC/São Lourenço do Sul) – Estreante.
A premiação se deu por volta das 14:30H e foram entregues troféus aos 5 primeiros colocados de todas as categorias.

Terminei a prova com um tempo razoável, considerando nunca ter pedalado por dentro do município em trechos longos de chão batido, e sem me agarrar a nenhum pelotão. Para quem conhece a região sabe que tem muito vento contra.

No dia da prova o tempo estava bom, apesar de ter chovido muito durante a madrugada e no dia anterior. Receei ter que trocar pneus na bike, o que não ocorreu, pois fui indicada a não trocar pelos mais garrudos, já que o areião que inclusive foi o responsável por uma queda que tive faltando apenas 5 km da chegada, seriam bem apropriados.

Minha ida ao evento se deu no dia anterior 19/01, e fui pedalando em companhia de outro ciclista de Porto Alegre, sendo que ao chegarmos na cidade, por volta das 18:30 H ele ainda teria que, retornar sozinho. Eu hospedei-me junto aos organizadores e dirigentes da FGC, na Pousada Tropical, onde antes de regressarmos após a prova nos foi oferecido um almoço, com churrasco feito pela dona Marli e seu marido, os proprietários da pousada.

A volta se deu em comboio de 2 carros, um caminhão e uma motocicleta.
Tudo bem tranqüilo, já que por ali o que mais se vê é tranqüilidade e muita mata nativa.
Visitem albúm: