23 de mai. de 2011

A bicicleta no cinema

PROGRAMAÇÃO
1º Mostra Audiovisual sobre Bicicletas e Trânsito – Somos o Trânsito

Governador Tarso Genro adere ao Dia do Desafio 2011

Um dia totalmente voltado à promoção da qualidade de vida. Assim será o dia 25 de maio em 464 cidades gaúchas. Rio Grande do Sul é o estado que conta com o maior número de municípios participantes do Dia do Desafio 2011 e o evento já tem garantida a adesão do governador Tarso Genro. Na manhã desta quinta-feira, dia 19, o vice-presidente da Fecomércio-RS Nelson Lídio e o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, acompanhados pelo secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, estiveram reunidos com o governador. Tarso Genro elogiou a proposta do Dia do Desafio e confirmou sua adesão às atividades.
Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Tarso Genro questionou sobre o residual deixado junto à comunidade e o secretário Kalil Sehbe enfatizou que se trata da promoção de uma mudança de consciência das pessoas com relação à qualidade de vida. Já Dalla Vecchia enfatizou que o evento integra o calendário oficial do Estado, por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
O projeto, que conta com a adesão recorde de 93,5% do Estado, é realizado pelo Sesc em todo o Brasil, em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, a iniciativa conta também com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, e da Assembleia Legislativa. Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação.
Na capital gaúcha, diversos pontos contarão com ações do Dia do Desafio. Um dos destaques da programação é a Corrida Noturna, que iniciará no primeiro minuto do dia 25, na Usina do Gasômetro. No Centro Administrativo do Estado acontecerá uma abertura oficial do evento, às 8h30 do dia 25, com a participação do governador e de secretários estaduais. Em sorteio no início do mês, ficou definido que Porto Alegre enfrentará Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Confira os confrontos no site http://www.sesc-rs.com.br/diadodesafio/relatorio.cfm.htm.
FECOMÉRCIO-RS – Durante a audiência com o Governo do Estado sobre o Dia do Desafio, o vice-presidente da Fecomércio-RS Nelson Lídio entregou ao governador Tarso Genro um ofício solicitando a inclusão da entidade junto ao TARF-RS (Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do RS). “Encaminharei para análise dos trâmites, mas considero compatível a Fecomércio participar desta comissão, pois se trata de uma Federação com grande expressão política”, avaliou Tarso Genro.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

22 de mai. de 2011

Nos meus pés vão...

Adquiri um tênis novo para correr neste sábado e estreei já em duas corridas.
Ele tem amortecimento e estabilidade para todos os tipos de pisada (de pronadores a supinadores leves, não indicado para casos severos), leve, macio e estável, para velocidade. Calcanhar redesenhado, com suporte rígido externo, e cabedal com malha elástica nas laterais do pé para dar maior estabilidade nas passadas e ventilar melhor os pés.


Marca: Nike
Numeração:38 a 44/ 34 a 40
Preço: R$ 250 mas eu paguei 149,00 na loja Centauro
Peso: 269 g (masculino)/ 215 g (feminino)
Categoria: Multipisada

Avaliação dos leitores
Por: Marly
Me apaixonei no designer desta linha de tênis da Nike com o solado inteiriço e bem coloridos. Curti os muitos modelos nesta linha, o lunarglide, lunaracer, lunar swift, lunar elite e lunar sweet, mas a grana deu para o lunarfly e estreei ele no chão de terra e areia, correndo 8km numa rústica e depois no domingo corri na 28a Maratona Internacional de Porto Alegre os 10km (11,80) de outra rústica.

Os 10km que viraram 11,80


Hoje acordei e fui direto, depois de tomar um café, até a largada da 28a Maratona Internacional de Porto Alegre. Passei por muitos trechos pelo caminho que estavam fechados e era por onde os corredores da Maratona passariam, ou melhor como já era perto das 7:15h eles todos já tinham largado de lá da frente do Barra Shop.
Muito se elogia o percurso desta corrida porque passa por belos pontos da capital.

Eu encima da minha bike ia curtindo a tranquilidade das ruas, mas volta e meia sentia e ouvia o encomodo barulhão do motor de um veículo que passava por mim correndo. Isso é muito agressivo mesmo, pois são nestes momentos, em que está tudo mais calmo, que podemos ouvir um passarinho cantando e, de um segundo para o outro aquele estrondoso ruído de um motor se aproximar!

Fui indo, ora na manha, ora me puxava mais, pois minha prova seria por volta das 8:30h, mas cheguei bem antes das 8:00h.
Felizmente!
O dia estava iniciando prometendo ser um dia bem quente apesar da estação de outono. Chegar inteira lá me fez bem. Botar a bike em um local ainda é meio complicado, apesar de que descobri outro dia um paraciclo no shopping, mas ele fica meio distante do local da largada da prova, porisso ajeitei a bike num engradado próxima a outra bike. O problema foi que tinha um tipo de caminhão que gerava eletricidade e ele soltava uma fumaça entoxicante!

Ao chegar para me trocar e deixar minhas coisas notei que a organização do guarda-volumes era impecavél. Inclusive, como não tinha quase ninguém na minha frente pude pedir ajuda para colocar os dois números, sendo que um era no peito e, outro nas costas. Pude ainda fazer umas fotos e em seguidinha já encontrei algumas gurias que tinha encontrado na corrida das Rústicas da Redenção, da qual nós tínhamos feito no sábado, 8km dentro do parque, no final da tarde, às 16:00 h.

Tive medo de forçar as pernas e não completar bem a Rústica dos 10km, que viraram 11,80, pois a organização da prova aumentou a distância do circuito. Muita gente não gostou da mudança. Também achei ruim, o atraso da largada em 5 a 10 min. Durante a prova não vi fiscais, e notei pessoas acompanhando corredor dentro do circuito com bicicleta, oque atrapalhava aos corredores.

Apesar de que me encontrei no quiosque da água Itati, que tem um amigo diretor que também é ciclista, o Marcos Netto, ele me falou do apoio aos maratonistas cadeirantes, no que eu dou total aprovação pela participação oficial deles neste ano. Este amigo contou-me que um grupo de ciclistas acompanhou a largada dos cadeirantes. Eu não vi isso. Oque aconteceu foi que o circuito tinha bastante subidas na ida e, algumas na volta. Na volta o sol começava a se fazer presente e pelo fim do trajeto notei poucos pontos de distribuição de água que não eram feitos pela Itati.

Então, senti que a prova ficou mais difícil ainda, e quando eu adentrava a Av. Diário de Notícias o primeiro corredor da Maratona passou por mim, com todo aquele apoio abrindo a passagem, mais a barulheira das buzinas. João Marcos Fonseca chegou em 2:20:49 e a marca do ano passado não foi superada tendo sido alcançado o record na marca de 2:14 h. Quem me contou me foi um corredor que chegou em 7o. lugar, e era da mesma equipe do vencedor que vestia a camiseta do E.C. Cruzeiro de Minas Gerais.