19 de nov. de 2010

Porto Alegre para as Pessoas


Numa de minhas idas ao pedal do Massa Crítica que junta pessoas com afinidade no modal bicicleta, encontrei um amigo, Raul Sanvicente que foi quem participou em Brasília, no Ministério das Cidades da discussão sobre incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Nosso ex-candidato a deputado pelo PT, Marcelo Sgarbossa foi quem contatou essa parada, e ele já tinha me dito que havia uma vaga neste encontro, porém quem fosse bancaria sua própria passagem, estadia, etc e tals.

Eu tinha descoberto uma vez, a III Conferência Nacional dos Esportes, onde achei que participando em meu nome, como atleta, e em nome de pessoas que utilizam-se como eu, do modal bike que algo pudesse florescer.
Qual nada!

Isso me desiludiu um monte e, agora achei que seria importante encontrar outra motivação para engajar-me novamente. Nisso o Raul e o Marcelo conseguiram que mandássemos para esse encontro um representante que depois veio a se reunir na ong Lappus com a finalidade de repassar aos ciclistas o pontapé inicial de discutir o uso de bicicleta na cidade. Justamente em 14 de outubro eu tinha uma viagem a Minas Geraes e não pude estar presente. Logo que foi marcado o segundo encontro, que ocorreu no último dia 11 de novembro, no mesmo local pude estar lá.

A reunião conseguiu trazer vários ciclistas e mais alguns advogados simpatizantes da causa. Como tema principal, a proposta/sugestão de Lei que regulamenta estacionamentos para deixar as bikes. Para virar lei, precisaremos de milhares de assinaturas. Para conseguirmos isso nos encontraremos no próximo dia 21, às 10:00h no Brik da Redenção. Estaremos mobilizando pessoas da comunidade que almejam poder utilizar a bike como modal de transporte mais seguro. Hoje nas cidades a prioridade de se encontrar locais adequados para deixarmos uma bicicleta são quase raros. A maioria dos estacionamentos que aceitam carros e apenas carros não admitem bicicletas.
Já temos um grupo de discussão aberto aparticipação de todos:http://br.groups. yahoo.com/ group/portoalegr eparapessoas/


Fonte: Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana

16 de nov. de 2010

Superação


Hoje, enquanto estava navegando na internet, encontrei um email de uma agência noticiosa sobre o resultado do 2o. Prêmio Brasil de Esporte e Lazer de Inclusão Social. O assunto muito me interessou!
A partir dai, comecei minha pesquisa particular.
Queria saber mais!
A notícia informava que os profissionais do jornal Correio do Povo tinham se destacado. A repórter fotográfica Camila Domingues conquistou o primeiro lugar na categoria fotojornalismo. Ela acompanhou o atleta portador de necessidades especiais, Jovane Guissone da modalidade de esgrima em cadeira de rodas que vem de Esteio para seus treinos diários em Porto Alegre.

Foram premiados com o segundo lugar os profissionais Carlos Corrêa, Rafael Peruzzo e Mariana Oselame todos da editoria de esportes do mesmo jornal. Na categoria jornalismo impresso pela série publicada na primeira quinzena de agosto 2010, Sem Barreiras. As reportagens mostraram pessoas que foram vítimas de violência, ou mesmo acidentaram-se, e através do esporte reaprenderam a viver.

Achei bastante importante esse projeto que é uma ação do Ministério do Esporte destinado ao reconhecimento de iniciativas científicas, tecnológicas, pedagógicas e jornalísticas que apresentem contribuições e subsídios para qualificação das políticas públicas de esporte e lazer de inclusão social.

14 de nov. de 2010

Ciclistas jardineiros


Isso é bem mais simples!
E começando contar do final que foi hoje, como diria o mestre do desenho Kung Fu, o dia de hoje é oque mais nos importa, ele é o nosso "presente"!
Eu hoje tinha um pouco de dor nas panturrilhas mas, minha amiga me chamou para irmos com uma galera de bikers urbanos plantar "batatas" pela cidade. E, assim fizemos!Meio que entre alguns desencontros e gente perdida.

Explico melhor: eu tinha combinado de ir soltar um pouco os músculos cansados da Rústica de 8km que aconteceu ontem dia 13, em comemoração aos 75 anos da Parque da Redenção. A inicativa foi do Jornal Sprint Final, que chamou inscrições baratinhas, a R$ 15,00 pelo seu site durante duas semanas. Porém, como eu tive uma semana de um Audax 200km (no dia 2 feriado), e no domingo uma corrida Revezamento Paquetá Esportes,5km com largada de manhã da frente do Shopping Barra Sul e estava massa! Me senti bem preparada para futuras provas, e também um pouco cansada! Mas, sempre me sinto bem motivada para novos desafios esportivos. E, no sábado, depois de ter visto um bom filme de estréia: Minhas mães, meu pai.

Almocei e fui ao parque ver se ainda tinha chance de me inscrever para a correr, às 17hs, a Corrida da Primavera, eu tinha apenas que chegar umas duas horas antes, e assim às 15:00hs estava fazendo minha inscrição. Depois, fiz hora com os novos aparelhos de musculação que a Prefeitura colocou bem próximo à pista de corrida no parque. São equipamentos novos e ainda pouco utilizados pela população alvo, as pessoas de terceira idade. Eles estão sendo utilizados por muitas crianças que os consideram como brinquedos!

E tudo correu normal na hora da corrida, apenas que eu vinha há uns dois dias sentindo dores acima do tornozelo na perna esquerda. É uma dorzinha persistente que vira e mexe aparece e some quando ela quer. Conheci durante a corrida uma guria que ficou em quarto lugar na geral feminina, a Carla. Ela é voluntária do Clube Internacional em Canoas foi ela quem me disse achar que essa dor poderia ser investigada por uma avaliação de minha pisada. Foi bem legal pensar sobre essa possibilidade para sanar esse constante probleminha que me afeta.


Essa foi uma semana de encontro com mais bikers que foram discutir na quinta-feira, dia 11, novamente em reunião no espaço cedido pelo Marcelo Sgarbossa, do Instituto Lappus, na rua Marcílio Dias, no Menino Deus, em Porto Alegre. Lá estivemos em torno de 20 pessoas para definirmos planos de mobilização e a criação de uma legislação que crie espaços para bikes dentro da vida de ciclistas que se deslocam diariamente na cidade. O "Por uma Porto Alegre para as Pessoas" está nascendo com propostas bem definidas de aceitação e facilitação do modal bike nesta capital.