27 de fev. de 2008

Na Cidade das Bicicletas


A peleia foi em Sapiranga e A Saga Continua: Speeds x MTB.

No último dia 24/02/08, abrindo o calendário de ciclismo da FGC, aconteceu a prova de circuito determinada por tempo. Assim, dentro da programação de aniversário dos 53 anos da cidade de Sapiranga que abrigou a 1ª. Etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo Resistência 2008. A largada foi às 13:00 hs no tradicional circuito da Avenida 20 de Setembro. Foram três baterias, com a disputa em 12 categorias.
Não entendi o critério, se era uma prova de resistência medida em km e ficou em horas.
Foi bastante demorada e difícil, pois devido ao forte sol, e horário que considero inadequados e os atletas se desgastaram muito. Além, é claro dos incidentes, como gente transitando pelo circuito, e causando acidentes que poderiam ter sido evitados pela organização e os próprios espectadores.

Fui pedalando de Porto Alegre ao Trensurb, e de São Leo à Sapiranga, que perfaz um total de 25 km. A princípio, eu teria carona, mas não tive. Se tivesse aberto e-mails, verificaria que outro ciclista que participaria da prova me ofereceu transporte.
Pena! Estava tão preocupada que nem olhei o computador.

Tive uma demonstração do mais baixo nível de um ser humano pela manhã bem cedo, enquanto estou me arrumando toca o interfone, e vejo que é o Rodrigo, vou retirar da corda de varal, na varanda do quarto minha vestimenta, e noto que fui “furtada” . Um golpe baixo, já que eram minhas duas bermudas de ciclismo, uma delas muito nova e adorada! Penso em desistir da “façanha da competição”, afinal além de ter que ir pedalando, ainda por cima sem o apetrecho essencial, a bermuda.

Nada é tão ruim como parece, felizmente!
Xingo, esbravejo, praguejo e até choro. Fazer o que? Vão-se os anéis ficam-se os dedos. As mãos leves como essas, que ousadamente subiram no peitoril da janela e tiraram as bermudas de uma distância considerável, parecem que planejaram hora e local.
Elementar caro Watson! Temos uma guarda na esquina, e a mesma, ou não viu nada, ou fez vista grossa. Grossinho, como meu carnêzinho que tenho para quitar da dívida desse fardamento furtado.

Saí de casa às 7:30 hs, cheguei em São Leo às 9:00 hs. Como não sabia em quanto tempo faria até Sapiranga, segui pela estrada afora só.
Mal tinha passado por Novo Hamburgo, encosta pertinho de mim um ciclista de speed que veio no mesmo horário que eu de trem. Ao desembarcarmos passamos a roleta juntos. Porém, como não o conhecia segui em frente.
Ao nos cruzarmos na estrada tive medo de cair por estar clipada. Conversando descobri que tínhamos em comum, o Lagartixa, com quem tinha conversado há uns dias, para virmos pedalando.
Por fim, nada ficou acertado e não imaginava que eu fosse peixar pela estrada o guri do qual, o Lagartixa tinha me falado que queria ir junto.

Feito, seguimos pedalando.

Às 10:00 hs encontrei um orelhão para ligar avisando o Rodrigo que seguia em frente, porque precisava chegar a tempo de fazer minha inscrição.
Ele me diz que estava por volta de São Leo com outro ciclista.
Chegamos na cidade às 10:40 hs. Antes fomos almoçar, pois as inscrições seriam a partir das 11:30 hs. Muito cedo para comer, mas mesmo assim fomos comer e comemos, comemos e comemos.... Comi muito e da outra vez, vou pesar apenas coisas muito leves e digestivas.

Fomos fazer a inscrição e encontramos o Rodrigo com a galera do Silvinho, embaixo de uma barraca, em frente a largada da prova, esta com infra-estrutura completa para eles próprios.

Na Categoria Feminina tinham mais seis inscritas e todas estavam com speeds, menos eu.
Houve alterações na prova que ficaram assim: “Em reunião realizada na noite desta última quinta-feira, 21 de Fevereiro, entre o Presidente da FGC e os diretores das equipes do ciclismo gaúcho (ABC Concresul; Acaci/PM Caxias do Sul; Cycle Darcy; GNG/Porto Alegre; Startec/Porto Alegre), ficou decidido que a prova de ciclismo que irá acontecer em Sapiranga neste domingo será válida pelo Campeonato Gaúcho de Meio Fundo.
Todas as provas de Meio Fundo 2008 serão realizadas por tempo:Estreantes – 1h 10min + duas Voltas; Feminino – 1h + duas Voltas; Juvenil – 1h + duas Voltas; Mtb – 50min + duas Voltas; Máster A – 01h 30min + duas Voltas; Máster B – 01h 20min + duas Voltas; Máster C – 01h 10min + duas Voltas;Veteranos – 01h + duas Voltas; Elite – 02h + duas Voltas; Sub 30 – 01h 45min + duas Voltas e Júnior – 01h 40min + duas Voltas ”.
O Vinícius correria pela estreante, mas se inscreveu como avulso e não obteve classificação, assim como eu também, que fiquei em último. Aliás, quando estava na reta final, a menos de 200 m, parei de pedalar, e desse meu descuido, veio outra participante e me passou. Juro... que durante o circuito não a tinha visto mais.

Agora, era acompanhar as últimas categorias, e isso terminou por volta das 18:00 hs.
Saímos de lá umas 18:30 hs. Consegui uma carona com o José Ramos, outro experiente ciclista, que informa agora estar correndo em outra categoria, a Máster C.
Acompanhem resultados no site da FGC.
Visitem álbum: