8 de set. de 2010

Expointer premiação

E continuou a cair água sobre o sul inteiro! Mas a vida segue.
Como todo ano acontece, nessa época chove e claro, o recinto de exposições em Esteio inaugura mais uma Expointer debaixo d´água e muito barro.
Enquanto me agilizava em casa, dentro do meu cronograma de atividades rotineiras um colega jornalista me conta que o Presidente da República ia aparecer na maior feira de eventos dos agronegócios da América Latina. Dai em diante, eu me programei o mais rápido possível para aproveitar a estiadinha que a chuva dera. Com essa trégua da chuva pedalei até onde sempre deixo a bike, e de lá tomei o Trensurb que, nem demora tanto. Estava atrasada para ver a chegada do Lula Lá, mas ao desembarcar na Estação de Esteio vou descendo a passarela e pergunto a uma brigadiana que está numa das saídas, mas ela me informa que esta havendo um atraso no pessoal da comitiva.

Corro para entrar no portão da imprensa e a chuva começa cair fraquinha novamente. Vou até os últimos portões e não posso ingressar por ali, alguém me informa que devo ir ao portão de frente às passarelas de onde eu tinha vindo. Descubro onde é o portão que fica exatamente em frente à BR 116. Consigo adentrar mas, o lodaçal está de cobrir toda a minha botinha nova. Tudo bem! Faz parte do meu show! Começo a sentir a movimentação das pessoas e dos seguranças e policiais dentro do parque inteiro com os preparativos para a chegada nos locais onde o Presidente irá passar. Ai encontro uma frota de carros da SUSEPE, e pergunto a um dos policiais onde encontro o Lula. À princípio ele demonstra desinteresse em saber me informar sobre o assunto, depois me indica o Pavilhao da Agricultura Familiar. Sigo até lá e me aproximo de um monte de pessoas quase que amassando o pequenino Lula. Noto que hoje ele tem muitos cabelos branquinhos, e os mesmos estavam todos molhados de suor que a recepção, dos ali presentes lhe fizeram em muitos abraços e poses para fotos.

Fiz também algumas fotos que, sairam apenas do seu cocoruto...hahaha!!!!! Ele entrou ligeirinho num carro todo preto enorme, com mais outros tantos caras trajando roupas do tipo CQC, ou MIB, Homens de Perto, não importa. Lembrei-me de um dos meus dias na militância de porta de fábrica lá em São Paulo nos anos 80. Lula a voz não mudou nada, mas os cabelos, quanta diferença.

5 de set. de 2010

Atividades no Parque Farroupilha


Neste domingo as chuvas parece que começaram a dar trégua!
Ainda bem, porque já estamos quase na estação da primavera, que começa dia 23 e este é o mês das flores! Lendo um post descobri mais coisas sobre setembro:
1)Na Grécia antiga se chamava Beodromion; 2)Apesar do nome se referir ao número 7, ele é o nono mês do ano, e os meses de janeiro e fevereiro foram incluídos depois no atual calendário; 3) Surgimento do time de futebol mais antigo do mundo, foi o Bochum da Alemanha em 1848; 4)Em 2 de setembro de 1969 o nascimento da Internet; 5) Se setembro falasse, gritaria: Independência ou Morte!

Estive nesta manhã correndo entre os parques. Saí do Parcão, pois é inviável para se praticar corrida nos domingos. Eu fui em direção ao Parque Farroupilha, a Redenção e achei um ótimo caminho que, vai da Vasco da Gama até a Osvaldo Aranha, passando por cima do Viaduto da Conceição, onde tem um estreito caminho que existe depois do Colégio Rosário. Este caminho é pouco utilizado pelos pedestres que apenas enxergam uma pequenina murada, no entorno da avenida de onde vem os carros que sobem do viaduto Conceição. Naquela movimentada região, aliás tem ruas que são muito complicadas de se atravessar. Acredito ser bem mais seguro passar por este pequeno caminho que vai sair em frente a UFRGS. Dali até o parque é bem pertinho!

Quando chego, avisto uma tenda grande azul,feita para distribuição do material informativo do evento chamado EU AMO PORTO ALEGRE patrocinado pela PEPSI. No site http://www.euamoporto.com.br/#/Farroupilha/Bike. Vejo uma bike tandem com um homem e um gurizinho pedalando juntos. O empréstimo das bikes é gratuito mediante apresentação de documento que fica retido durante o período de uma hora. Este evento faz parte de uma das muitas oficinas que se propõem seguir nos próximos meses do ano.

Peguei um folder com a recepcionista, e em seguida sai, porque estava procurando pelo presidente da Associação do Parque, quando encontro-me com outra novidade! Dentro de uma pequena área foram instalados vários aparelhos de musculação. São muito diferenciados pelo material que, tem um visual de brinquedos. Eles foram colocados ali pela Prefeitura, mas ainda estão sem os devidos cuidados. Muitas crianças empurravam as rodas de exercitar-se, como brinquedos. O encargo para manutenção e orientação está sendo discutido a quem caberá a incumbência, se pela SMAM ou pela SME? Os mesmos se destinam a adultos da terceira idade, e inclusive existe um grande painel explicativo, e informa que não devem ser utilizados por crianças. Eu conversei com uma senhora que estava ali, e ela me disse já conhecer esses aparelhos esportivos há um tempo, que eles ficam numa cidade do interior gaúcho, BRUSQUE. Lá ela mencionou que são bastante utilizados por pessoas da terceira idade e que estão muito bem cuidados.


Segue na próxima semana a segunda etapa do Campeonato de Rústicas da Redenção. São provas realizadas aos sábados à tarde, na pista de 2.000 metros, localizada no interior do parque. No primeiro semestre houveram cinco provas disputadas dos meses de março a julho para as categorias masculino e feminino. As inscrições de cada etapa deverão ser feitas no parque no dia da prova, até dez minutos antes de seu início. É necessário que o atleta apresente um documento de identidade e 1Kg de alimento não perecível para doação ao Comitê da Fome. Haverá premiação a quem participar de no mínimo três provas por etapa, para medalhas de provas anuais, para troféus, somando-se as duas etapas.