12 de fev. de 2011

MEC anuncia compra de bikes


O transporte, como instrumento de acesso à escola, levou a vereadora Sofia Cavedon ao MEC nesta sexta-feira, 11, em Brasília. O encontro foi com o coordenador do Transporte Escolar do Ministério, José Maria Rodrigues, Sofia apresentou a alternativa do transporte gratuito aos alunos, visando dar conta da progressiva universalização do Ensino Médio, prevista em Lei para ser implantada até 2014.

A vereadora mostrou a enorme defasagem que indicam os dados brasileiros e de Porto Alegre, e falou da intenção do Governo do Estado, através do programa Vou à Escola que recentemente teve aprovada a extensão aos alunos do ensino médio, de desenvolver um projeto piloto na capital gaúcha. Ela também solicitou ao Coordenador informações sobre qual a política do MEC para este nível de Ensino nas zonas urbanas.

Zé Maria informou que o Grupo de Trabalho Permanente (GTP) do Transporte Escolar começou o debate do transporte urbano de estudantes do País. Conforme Sofia, neste momento, o MEC está fazendo o levantamento de quantos alunos utilizam transporte a fim de dimensionar a demanda. “Está incluído neste debate inclusive as regras para o transporte privado”, lembra a vereadora. O GTP é constituído por representantes do Governo Federal, dos Governos Estaduais oriundos do Consed - Conselho de Secretários Estaduais -, e de municípios representando a Undime.

Bicicletas

O MEC anunciou que está realizando o pregão eletrônico tanto para ônibus escolar como para a aquisição de bicicletas para os alunos. “A compra ainda deverá ser feita pelos governos estaduais, mas existe a possibilidade de haver recursos da União para isto”, destacou a presidente.

Foi mostrado o protótipo da bicicleta testada por alunos. “Esse é um excelente projeto, que além de ecológico traz muitos benefícios a saúde”, reforçou Sofia.

Fonte: vereadorasofiacavedon.blogspot.com

7 de fev. de 2011

II Jogos de Verão SESC


O SESC Campestre de Porto Alegre convida para as atividades do projeto maturidade-ativa a se realizar nos próximos dias 9 a 11 de fevereiro de 2011. Os inscritos irão participar das modalidades de canastra,câmbio,bocha,natação,atletismo e xadrez oferecidas aos interessados através do site www.sesc-rs.com.br/maturidadeativa.

Haverá atividades de lazer a quem apenas for conferir, como oficina hidroginástica, no parque aquático e ginástica chinesa na área verde. O local das competições disputadas pelas pessoas com idade acima de 50 anos será no ginásio de esportes. As refeições serão oferecidas aos atletas, no local, pelo SESC. Cada participante irá receber a camiseta do evento.

Programação

No primeiro dia, 9 de fevereiro, quarta-feira, às 9:00 horas haverá a entrega de material. Ao longo do dia serão oferecidas jogos e oficinas,tenda para almoço e jantar, e das 19:00 às 20:00 horas a abertura oficial do evento. No dia 10, quinta-feira jogos e oficinas iniciando às 9:00 horas até às 20:00 horas, após haverá apresentação musical, na praça de alimentação.

No encerramento, sexta-feira dia 11, as atividades se iniciam pela manhã, onde haverá a premiação que será composta por medalhas (ouro, prata e bronze)para os três primeiros colocados de cada modalidade; medalha de participação a todos e troféus para câmbio e aos três primeiros colocados.