10 de dez. de 2010

Novo modelo de ônibus


Será apresentado à população da capital um novo modelo de ônibus, ele é diferenciado por ter motor ecológico, 20 metros de comprimento e suporte para três bicicletas e é adaptado para deficientes físicos.

O BRT (Bus Rapid Transit) tem a proposta de transformar o sistema de transporte coletivo que anda tão estrangulado pela presença massiva de veículos particulares no trânsito cada vez mais caótico, na capital dos gaúchos.

O veículo irá circular pelas ruas da capital, mas não temos informações de qual linha ele fará. Na minha opinião ele deveria fazer o trajeto via aeroporto, pois para quem for em uma viagem aérea seria muito conveniente esse tipo de transporte. Acho que principalmente quando houver necessidade de um ciclista atleta ter que fazer uma prova mais distante; a locomoção para esses casos de viagens aéreas torna o custo para o ciclista muito alto. Eu mesma já viajei levando a bike e o stress para chegar no aeroporto é imenso.


Uma viagem que transportei a magrela junto foi a cidade de Santos/SP, para competir no Campeonato Paraolímpico Brasileiro. Tive que desmontar a bike que foi dentro de uma caixa de papelão. O custo mínimo de um taxi de onde moro ao aeroporto é R$30,00. Considerando a volta seriam R$ 60,00. Depois disso, optei por solicitar ao motorista do ônibus da linha T11 que abrisse a porta traseira e eu colocasse a bike atrás para depois que eu subisse e passasse a roleta pela frente e pagasse pudesse seguir. Fui a Santa Catarina assim desse modo e foi bem sofrido para mim sozinha!

Nós ciclistas vamos torcer para que o futuro governador Tarso Genro (que em um de seus governos na Prefeitura lançou a Cartilha do Ciclista) que agora sua equipe se sensibilize com mais essa questão, dentre tantas outras, como a retomada da ciclofaixa, conclusão das ciclovias, sinalização e fiscalização mais rígida do trânsito na capital.

Nenhum comentário: