12 de fev. de 2011

MEC anuncia compra de bikes


O transporte, como instrumento de acesso à escola, levou a vereadora Sofia Cavedon ao MEC nesta sexta-feira, 11, em Brasília. O encontro foi com o coordenador do Transporte Escolar do Ministério, José Maria Rodrigues, Sofia apresentou a alternativa do transporte gratuito aos alunos, visando dar conta da progressiva universalização do Ensino Médio, prevista em Lei para ser implantada até 2014.

A vereadora mostrou a enorme defasagem que indicam os dados brasileiros e de Porto Alegre, e falou da intenção do Governo do Estado, através do programa Vou à Escola que recentemente teve aprovada a extensão aos alunos do ensino médio, de desenvolver um projeto piloto na capital gaúcha. Ela também solicitou ao Coordenador informações sobre qual a política do MEC para este nível de Ensino nas zonas urbanas.

Zé Maria informou que o Grupo de Trabalho Permanente (GTP) do Transporte Escolar começou o debate do transporte urbano de estudantes do País. Conforme Sofia, neste momento, o MEC está fazendo o levantamento de quantos alunos utilizam transporte a fim de dimensionar a demanda. “Está incluído neste debate inclusive as regras para o transporte privado”, lembra a vereadora. O GTP é constituído por representantes do Governo Federal, dos Governos Estaduais oriundos do Consed - Conselho de Secretários Estaduais -, e de municípios representando a Undime.

Bicicletas

O MEC anunciou que está realizando o pregão eletrônico tanto para ônibus escolar como para a aquisição de bicicletas para os alunos. “A compra ainda deverá ser feita pelos governos estaduais, mas existe a possibilidade de haver recursos da União para isto”, destacou a presidente.

Foi mostrado o protótipo da bicicleta testada por alunos. “Esse é um excelente projeto, que além de ecológico traz muitos benefícios a saúde”, reforçou Sofia.

Fonte: vereadorasofiacavedon.blogspot.com

Nenhum comentário: