1 de fev de 2011

Navegantes

Amanhã tem mais um feriado de Navegantes!
A cabeça está lá no Egito, pois passo o dia vendo e ouvindo notícias do mundo. Primeiro, ouvi que o número de mortos eram cem. Fiquei assustada, pois ouvi novamente e as notícias davam que já estavam em 300 mortos!

Numa bela demonstração de luta pela democracia o povo foi às ruas aos milhares, talvez perto de 1 milhão de pessoas. Isso me lembrou as "Diretas Já"! Certamente que lá os motivos são muito mais sérios, pois o presidente insiste em permanecer no cargo, contrariando toda uma nação.

Ainda sou "daquelas que ficam se perguntando, e sem ter respostas torno a perguntar-me de novo, porque as pessoas estão se virando em futilidades"? Exemplo disso, são pessoas que ganham dinheiro aparecendo-se. Saem em capas de revistas e jornais e fazem desfiles mega perdulários. Enquanto isso, pessoas morrem procurando conquistar mais direitos e, uma política feita para as pessoas normais.

Porque cada vez mais as coisas perdem seu valor? Os vestidos de grife são em geral usados apenas uma vez. Esse descarte de coisas que poderiam ter uma durabilidade muito maior se dá não só com moda, também com material de informática e eletrodomésticos. Tudo adquire um valor exacerbado por sua marca e seu status, mas passados algum tempo tudo evanece, perde o valor e vira lixo.

E incrível é mesmo que fujamos desse sistema alienante, e sem sentido nenhum nos sentimos atraídos por ele. Há meses atrás eu resolvi que devíamos fazer mais economia de energia elétrica em casa. Comecei pesquisando sozinha na internet. Depois vieram os sites de comparação de preços. Após isso, começam a brotar sentimentos de compulsão por comprar e comprar mais!

Nenhum comentário: