23 de mai. de 2011

Governador Tarso Genro adere ao Dia do Desafio 2011

Um dia totalmente voltado à promoção da qualidade de vida. Assim será o dia 25 de maio em 464 cidades gaúchas. Rio Grande do Sul é o estado que conta com o maior número de municípios participantes do Dia do Desafio 2011 e o evento já tem garantida a adesão do governador Tarso Genro. Na manhã desta quinta-feira, dia 19, o vice-presidente da Fecomércio-RS Nelson Lídio e o diretor regional do Sesc/RS, Everton Dalla Vecchia, acompanhados pelo secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, estiveram reunidos com o governador. Tarso Genro elogiou a proposta do Dia do Desafio e confirmou sua adesão às atividades.
Realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de confronto entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Tarso Genro questionou sobre o residual deixado junto à comunidade e o secretário Kalil Sehbe enfatizou que se trata da promoção de uma mudança de consciência das pessoas com relação à qualidade de vida. Já Dalla Vecchia enfatizou que o evento integra o calendário oficial do Estado, por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
O projeto, que conta com a adesão recorde de 93,5% do Estado, é realizado pelo Sesc em todo o Brasil, em parceria com as prefeituras. No Rio Grande do Sul, a iniciativa conta também com a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, e da Assembleia Legislativa. Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação.
Na capital gaúcha, diversos pontos contarão com ações do Dia do Desafio. Um dos destaques da programação é a Corrida Noturna, que iniciará no primeiro minuto do dia 25, na Usina do Gasômetro. No Centro Administrativo do Estado acontecerá uma abertura oficial do evento, às 8h30 do dia 25, com a participação do governador e de secretários estaduais. Em sorteio no início do mês, ficou definido que Porto Alegre enfrentará Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Confira os confrontos no site http://www.sesc-rs.com.br/diadodesafio/relatorio.cfm.htm.
FECOMÉRCIO-RS – Durante a audiência com o Governo do Estado sobre o Dia do Desafio, o vice-presidente da Fecomércio-RS Nelson Lídio entregou ao governador Tarso Genro um ofício solicitando a inclusão da entidade junto ao TARF-RS (Tribunal Administrativo de Recursos Fiscais do RS). “Encaminharei para análise dos trâmites, mas considero compatível a Fecomércio participar desta comissão, pois se trata de uma Federação com grande expressão política”, avaliou Tarso Genro.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho.

Nenhum comentário: