5 de out. de 2010

Desastre de bicicleta

Estou assistindo um episódio desta série "No Pior dos Casos" pela nettv. Eles demonstram quando ocorre um acidente, enquanto dois ciclistas faziam uma trilha num morro íngreme, e um deles despencou num barranco, ou penhasco.


As primeiras medidas devem ser ir até o local em que está o acidentado. Você não deve movê-lo, apenas peça-lhe que aperte sua mão, para que possa ver se não houve nenhuma lesão na coluna. Depois perguntar se dói alguma coisa na cabeça, fazer-lhe algumas perguntas sobre quem ele é, sua idade coisas assim! Dai pode-se tirar o capacete para aliviar um pouco o calor. Ele se feriu numa das pernas e portanto, deve ser imobilizada imediatamente. Uma dica é arranjar cadarços de tênis, ou mesmo um camera de pneu, roupas servem também, ou oque tiver a mão.


A parte mais complicada é para tirá-lo lá debaixo, já que a pesssoa pode ser pesada e se houver fratura deverá ficar o mais imóvel possível. Você terá que conseguir tirá-lo dali improvisando com uma corda e um mosquetão, onde fara um nó na corda envolta numa árvore, por exemplo. Mas, se ele for pesado esse método pode não ser eficiente. Dai outra dica será você retirar uma das rodas da bike e fazer com o aro um polia, onde a corda vai passar pelo meio e girar.

A orientação principal, nesta série é a de que, deve-se ter sempre em mãos um número de telefone para emergências, porém nem sempre, dependendo do local aonde se for pedalar o acesso de carro, ou outro veículo é possível.

Nenhum comentário: