19 de nov. de 2010

Porto Alegre para as Pessoas


Numa de minhas idas ao pedal do Massa Crítica que junta pessoas com afinidade no modal bicicleta, encontrei um amigo, Raul Sanvicente que foi quem participou em Brasília, no Ministério das Cidades da discussão sobre incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Nosso ex-candidato a deputado pelo PT, Marcelo Sgarbossa foi quem contatou essa parada, e ele já tinha me dito que havia uma vaga neste encontro, porém quem fosse bancaria sua própria passagem, estadia, etc e tals.

Eu tinha descoberto uma vez, a III Conferência Nacional dos Esportes, onde achei que participando em meu nome, como atleta, e em nome de pessoas que utilizam-se como eu, do modal bike que algo pudesse florescer.
Qual nada!

Isso me desiludiu um monte e, agora achei que seria importante encontrar outra motivação para engajar-me novamente. Nisso o Raul e o Marcelo conseguiram que mandássemos para esse encontro um representante que depois veio a se reunir na ong Lappus com a finalidade de repassar aos ciclistas o pontapé inicial de discutir o uso de bicicleta na cidade. Justamente em 14 de outubro eu tinha uma viagem a Minas Geraes e não pude estar presente. Logo que foi marcado o segundo encontro, que ocorreu no último dia 11 de novembro, no mesmo local pude estar lá.

A reunião conseguiu trazer vários ciclistas e mais alguns advogados simpatizantes da causa. Como tema principal, a proposta/sugestão de Lei que regulamenta estacionamentos para deixar as bikes. Para virar lei, precisaremos de milhares de assinaturas. Para conseguirmos isso nos encontraremos no próximo dia 21, às 10:00h no Brik da Redenção. Estaremos mobilizando pessoas da comunidade que almejam poder utilizar a bike como modal de transporte mais seguro. Hoje nas cidades a prioridade de se encontrar locais adequados para deixarmos uma bicicleta são quase raros. A maioria dos estacionamentos que aceitam carros e apenas carros não admitem bicicletas.
Já temos um grupo de discussão aberto aparticipação de todos:http://br.groups. yahoo.com/ group/portoalegr eparapessoas/


Fonte: Secretaria Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana

Nenhum comentário: